A Jornada de Gestão Escolar consiste em um conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo MEC destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de gestão de projetos e programas. O público prioritário é composto pelas secretarias que possuem escolas priorizadas pelo PDE Escola nos últimos anos. A metodologia de trabalho da Jornada foi desenvolvida a partir da pesquisa amostral realizada em 2010 com 896 escolas participantes do PDE Escola, cujos resultados indicaram aspectos que poderiam ser aperfeiçoados na gestão do programa.

Entre outras informações, a pesquisa demonstrou que, apesar de 96% dos diretores afirmarem que sabiam o que era o IDEB, apenas 33,6% sabiam qual era o IDEB da sua escola (os demais não sabiam ou responderam errado). Também foi possível constatar que 86,7% dos diretores consideravam que o PDE Escola tinha promovido mudanças concretas na escola, mas apenas 4% entendiam-no como uma metodologia de planejamento da gestão escolar. E, quando questionados sobre como a Secretaria vinha atuando em relação ao programa, apenas 6,9% dos diretores entrevistados responderam que ela monitorava e/ou orientava regularmente a escola.

A partir deste diagnóstico, o MEC desenvolveu um novo mecanismo que visa auxiliar as Secretarias de Educação na condução do PDE Escola e de outros programas, realizando oficinas de formação e certificação que disseminam técnicas de execução, monitoramento, avaliação e realimentação do planejamento.

Em 2012, as Jornadas de Gestão Escolar contemplaram os estados não alcançados na primeira rodada e municípios nos estados já contemplados, promovendo ajustes pontuais na metodologia que adaptem-na melhor à realidade das secretarias.

Em 2013, não tivemos jornadas de gestão escolar do PDE Escola.

Em 2014, não tivemos jornadas de gestão do PDE Escola.

1. Objetivos
  2. Estrutura