O principal objetivo da Jornada de Gestão Escolar é superar a visão do PDE Escola como ferramenta de “repasse de recursos” e consolida-lo como instrumento de apoio à gestão escolar, abordando as três principais etapas do “ciclo de gestão” de projetos e programas: i) planejamento; ii) execução/ monitoramento; e iii) avaliação. Os objetivos específicos são:

• Disseminar junto às escolas com baixo IDEB a importância do planejamento escolar;
  • Superar a visão do PDE Escola como “programa de repasse de recursos”;
  • Disseminar o “ciclo de gestão”, aperfeiçoando as etapas de monitoramento e avaliação, bem como de retroalimentação do planejamento;
  • Fortalecer institucionalmente as secretarias estaduais e municipais, elevando o nível de comprometimento destas no programa;
  • Identificar e reconhecer formalmente as escolas, municípios e estados mais engajados na execução do PDE Escola.