1.1 - Grandes Desafios

• No caso do PDE Escola, é necessário definir inicialmente os Grandes Desafios, ou seja, os resultados que a escola almeja alcançar dois anos após a elaboração do plano.
  • O sistema apontará, automaticamente, os problemas identificados na Dimensão 1 (Indicadores e taxas), mas caso o diagnóstico não tenha identificado problemas nessa dimensão, é obrigatório que a escola insira, no mínimo, dois grandes desafios.
  • Recomenda-se que o GT não seja nem tão pessimista, definindo metas muito “fáceis”, nem tão otimista, fixando metas inalcançáveis. A regra de ouro é ser realista, ou seja, fixar metas factíveis e que a escola tenha segurança de que pode alcançar.

1.2 - Planos de Ação

• Os planos de ação representam o caminho para modificar e melhorar as situações identificadas no diagnóstico. Neste sentido, eles constituem a essência do planejamento, pois indicam o que a escola pretende fazer para alcançar os objetivos e metas.
  • Os Objetivos são as situações que a escola deseja alcançar num dado espaço de tempo (dois anos, neste caso), devem refletir os compromissos essenciais da escola e onde ela concentrará os seus esforços. Deve responder à questão "O que desejamos?"; Observe que os objetivos de cada dimensão foram predefinidos, por representarem o foco da dimensão.
  • As Metas definem os resultados quantitativos que devem ser atingidos naquele período (dois anos) para que os Objetivos sejam alcançados. Para tanto, é importante conhecer o público que será afetado pela meta e responder à questão "Qual o patamar/ nível/ indicador desejado?" e, sempre que possível, ser expresso em números; O conjunto de metas também surge automaticamente, a partir dos problemas críticos assinalados, mas a escola precisa quantificá-las, ou seja, indicar o valor percentual que pretende ser alcançado após dois anos.
  • As Estratégias são criadas a partir dos Objetivos e definem os caminhos para a escola alcançá-los. Deve responder, de forma ampla, à pergunta "Como fazer para alcançar este Objetivo?"; Para cada problema, indique até duas estratégias e, para cada estratégia, indique as ações que serão realizadas, utilizando os verbos e objetos de apoio que o MEC disponibilizou.
  • As Ações refletem o que a escola fará, efetivamente, para alcançar as metas e objetivos, os projetos elaborados e os bens e serviços necessários. Elas podem ser feitas com ou sem recursos financeiros, mas precisam estar bem descritas para que a equipe envolvida na execução do plano possa cumpri-lo de forma satisfatória. Detalhe os objetivos da ação no campo respectivo e informe se serão necessários recursos financeiros para executar aquela ação.
  • Os bens e serviços são aquelas aquisições ou contratações necessárias para a conclusão das ações. Ao definir os itens, pesquise os valores disponíveis no mercado e faça sempre a opção pelo menor preço, caso contrário, os mesmos podem ser rejeitados pelo Comitê ou pelo MEC e o Plano devolvido para ajuste da escola.
  • Ao finalizar cada ação, analise a coerência entre problemas, estratégias, ações, bens e serviços. Pergunte:
  • O sistema não avançará se não houver pelo menos uma estratégia e uma ação para cada problema crítico identificado no diagnóstico.

Visualizar PDE Escola

• Finalizado o plano, visualize-o. Leia atentamente, faça críticas, discuta, ajuste, elabore o melhor plano que a escola pode fazer. Se necessário, utilize os filtros para visualizar algumas partes ou imprima o plano todo.
  • Se o GT estiver satisfeito com o plano elaborado, é hora de submetê-lo à Secretaria de Educação e ao MEC. Clique em “Enviar para o comitê” e acompanhe o andamento do Plano de Desenvolvimento da Escola retornando à Tela Inicial.