PDDE INTERATIVO 2015/2016 - Clique aqui
Lista de Escolas Priorizadas em 2014 - Clique aqui
1 Encontro de Integração do PDDE INTERATIVO - Apresentações
P: Existe algum documento que apresente o PDE Interativo "em branco" para preenchimento manual e posterior envio para o MEC?
R: Não existe a versão do PDE Interativo "em branco". Sugerimos que a escola imprima as telas da plataforma PDE Interativo.
P: Sou diretor(a), mas não sei quem faz parte do Comitê da minha secretaria.
R: i) Se o diretor já acessa o PDE Interativo: Acesse a aba "Primeiros Passos" e clique em "Passo 3". Lá estão exibidos os nomes dos membros do Comitê.
ii) (Perguntar qual é o município e UF, consultar no PDE Interativo: "Principal" > "Lista de membros do Comitê" > usar filtros:
"O Comitê de sua secretária é composto pelas seguintes pessoas:" (informar nomes, e-mails e telefones).
P: Em 2013, as escolas prioritárias que tiveram o plano aprovado em 2011/2012 precisam fazer um novo plano?
R: Como o planejamento é realizado a cada dois anos, e os dados são do último Censo, é aconselhável que a escola faça pelo menos o Diagnóstico. Quanto a escolas não prioritárias, é ideal que façam o plano completo.
P: Precisamos elaborar as duas parcelas ou fazemos a primeira este ano e a segunda no ano seguinte?
R: O Plano refere-se ao exercío de um ano, então é preciso indicar a utilização da primeira parcela, atentando para as regras estabelecidas na Resolução do FNDE específica para o programa PDE Escola.
P: O plano estava totalmente ou parcialmente preenchido, mas quando tentamos reabri-lo, todas as telas estão em branco.
R: Neste caso será necessário que as informações sejam novamente inseridas.
P: Algumas funções do PDE Interativo não aparecem na tela.
R: Primeiro, verificar qual o navegador que está sendo utilizado para acessar a internet.
Há duas situações possíveis:
1) Se for diferente do MOZILLA, informamos que a plataforma PDE Interativo, assim como o SIMEC, somente funciona bem nesse navegador, preferencialmente versão atual, cujo download gratuito na internet.
2) Caso seja o MOZILLA e ainda assim esteja com problemas, entrar em contato com a equipe do MEC por meio do FALE CONOSCO, disponível no portal do MEC.
P: O Grupo de Trabalho tem que ser formado necessariamente por membros do Conselho Escolar?
R: Não é obrigatório, mas é altamente recomendável que o Grupo de Trabalho seja o próprio Conselho Escolar.
P: Gostaria de inserir alunos no Grupo de Trabalho, mas eles não tem CPF e o sistema exige esta informação.
R: O CPF é obrigatório. Propor que os alunos façam o seu cadastramento na Receita para obter o CPF. Se não for viável, não precisa cadastrá-los no PDE Interativo, mas eles podem participar de todas as reuniões.
P: Não consigo anexar a ata no Passo 1.
R: A ata não é obrigatória. Se não conseguir anexar não tem problema e pode seguir em frente sem anexar. Observe também o navegador e o tamanho do arquivo, se for superior a 250 MB (megabytes), o sistema não aceita.
P: Não consigo anexar fotos na Galeria de Fotos.
R: Não é obrigatório anexar fotos. Observe o tamanho e o limite de fotos, mas se não conseguir anexar, não tem problema, pode seguir em frente na elaboração do plano. Se o sistema informar alguma mensagem espefícica, a tela deve ser copiada e enviada juntamente com a descrição do problema para o MEC, via pdeescola.mec.gov.br.
P: Não consigo cadastrar a latitude e a longitude.
R: Esta informação não é obrigatória. Se não conseguir inserir não tem problema e pode seguir em frente sem inserir.
P: Minha escola não possui mais Anos Iniciais/ Anos Finais/ Ensino Médio, devo fazer o plano assim mesmo?
R: Sim, a escola pode fazer o plano, buscando priorizar os problemas relacionados às modalidades que ainda oferece.
P: Minha escola não tem mais Ensino Fundamental e só possui Educação Infantil, devo fazer o plano assim mesmo?
R: Sim, a escola pode fazer o plano, buscando priorizar os problemas relacionados às modalidades que ainda oferece.
P: Minha escola teve o plano validado e já recebeu os recursos, mas mudou as modalidades de ensino.
R: A escola deve reunir o Conselho Escolar para deliberar sobre possíveis adaptações no plano de forma que este seja coerente com a nova realidade da escola. Todas as mudanças devem ser registradas em Ata, com participação do Conselho Escolar, e submetidas à aprovação do Comitê/ Secretaria e guardadas junto ao dossiê de execução financeira.
P: Os dados apresentados pelo PDE Interativo não representam a realidade da escola.
R: Os dados do PDE Interativo são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar. Caso a escola não concorde com as informações, deverá verificar a situação junto ao INEP. Os dados do PDE Interativo só podem ser modificados se o INEP modificá-los na sua base de dados.
P: Os dados apresentados no PDE Interativo não são iguais aos que foram informados no Censo Escolar.
R: Primeiro é preciso se certificar de que os dados do PDE Interativo estão diferentes dos dados do censo (atenção para o ano de referência dos dados do PDE Interativo!). Caso realmente haja divergência, envie um e-mail para o MEC através do Fale Conosco, no portal do ministério (www.mec.gov.br). Escolha o assunto PDE Interativo e, para agilizar o processo, procure apresentar evidências da divergência de informações entre o Censo e o PDE Interativo.
P: O IDEB apresentado no PDE Interativo não confere com o IDEB final das escolas aprovado pelo INEP.
R: Os dados do IDEB são importados da base de dados do INEP. Caso a alteração do IDEB tenha ocorrido após a sua divulgação oficial, só poderá ser atualizado no ano seguinte.
P: Na tela "Matrícula", minha escola está dentro dos parâmetros do CNE, mas o sistema informa que "Há turmas fora do parâmetro do CNE".
R: Verificar na tela "Identificação" > "Escola", se a localização da escola é Rural ou Urbana. Se for rural, os parâmetros utilizados devem ser os de "Escola do campo".
P: Na tela "Distorção idade-série" e "Aproveitamento escolar", devo utilizar os dados de distorção, reprovação e abandono relativos a que ano?
R: Verificar nas tabelas exibidas na tela "Distorção idade-série" o ano de referência que está sendo utilizado.
P: Na tela "Finanças", os valores deverão ser do ano corrente ou do ano anterior (tanto em usos quanto em fontes)?
R: O ano de referência deve ser o ano anterior, ou seja, os recursos que a escola administrou no ano anterior à elaboração do plano.
P: A prefeitura é quem paga as contas de água, luz e telefone. Precisamos incluir na tela "Finanças"?
R: Não. Só devem ser incluídas nesta tela as despesas pagas diretamente pela escola através da sua Unidade Executora.
P: Na tela "Docentes" não aparecem os nomes de todos os professores.
R: Nesta tela só aparecem os nomes dos professores que atuaram na escola no ano de referência utilizado pelo PDE Interativo (Censo do ano anterior).
P: Na tela "Docentes" aparecem algumas disciplinas que os professores não ministram.
R: Estes dados são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar.
P: Na tela "Docentes", algumas questões já estão respondidas e não conseguimos alterá-las.
R: Estes dados são importados da base de dados do INEP, que por sua vez é alimentada pelas informações que as escolas enviam quando respondem ao Censo Escolar.
P: Podemos inserir outros professores na tela "Demais profissionais"?
R: Não é possível inserir novos professores em nenhuma tela, pois os dados são importados de acordo com a situação no ano de referência. A tela "Demais funcionários" não trata da equipe docente, apenas da equipe de apoio.
P: Na tela "Pais e comunidade", não consigo inserir todos os membros do Conselho Escolar.
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: Na tela "Pais e comunidade", há duplicidade de cadastros e diferenças nas funções e quando tento excluir um, exclui todos.
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: A tela "Síntese do diagnóstico" não apresenta todos os problemas priorizados na síntese das dimensões.
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: Como calcular o percentual de aumento do IDEB para definir a meta?
R: O percentual é calculado utilizando-se uma regra de três simples. Exemplo: Se o IDEB atual é 3,0 e a escola quer aumentar em 20%, deve calcular quanto é 20% de 3,0, que no caso será 0,6 e
somar este valor. Portanto, a meta será 3,0 + 0,6 = 3,6.
P: Alguns problemas da "Síntese do diagnóstico" não apareceram no momento de cadastrar os "Planos de ação".
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: Na tela "Planos de Ação", ao tentar inserir novas ações, o sistema as lança automaticamente na segunda parcela
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: A coluna "Restante PDE" apresenta R$ 0,00 nas duas parcelas, mas quando somamos todos os itens cadastrados pela escola, vemos que ainda há recursos para serem utilizados.
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: Na tela "Plano de Ação", algumas dimensões não apresentam Objetivos.
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: Na tela "Plano de Ação", algumas dimensões não apresentam Metas.
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: Na tela "Plano de Ação", como excluir metas?
R: Não é possível excluir metas, pois elas são definidas automaticamente em função dos problemas identificados no Diagnóstico. A escola pode apenas quantificá-la (indicar a quantidade).
P: Na tela "Plano de Ação", como excluir estratégias?
R: Clique em "Inserir estratégia" e desmarcar o quadradinho da estratégia que deseja excluir.
P: Na tela "Plano de Ação", como excluir itens?
R: Clique no símbolo verde da ação que contem o item que deseja excluir. Ao abrir a nova janela, clicar no símbolo vermelho do item que deseja excluir.
P: Já preenchi todas as telas e o sistema continua em 97%.
R: Salve novamente todas as telas para que o preenchimento alcance 100%.
P: Ao cadastrar ações, o sistema apresenta saldo negativo de capital e saldo positivo de custeio, mas não permite incluir novas ações de custeio.
R: Isto ocorre quando a escola ultrapassa o valor disponível para capital. A escola deve excluir itens de capital até que o saldo fique zerado. Feito isto será possível incluir itens de custeio.
P: A escola não consegue inserir ações financiáveis, entretanto, o sistema emite o aviso parabenizando a escola pela conclusão do plano.
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada. Mas mesmo recebendo este aviso a escola deve concluir o plano inserindo as ações financiáveis.
P: Todas as ações, da primeira e segunda parcela, devem estar previstas para 2014?
R: Não necessariamente. A escola poderá colocar ações para 2015.
P: Posso realizar pequenos reparos com os recursos da segunda parcela? Se sim, até que valor ou porcentagem?
R: Sim, sugere-se não extrapolar 20% do custeio.
P: Se indicar ações para 2015, perderei os recursos da primeira parcela?
R: Não. A data é uma referência para a ação e não para o recebimento do recurso.
P: Na tela "Ações", ao tentar inserir novas ações, aparece uma tela de erro.
R: Copie a tela e envie através do Fale Conosco disponível no portal do MEC (www.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: Posso construir uma biblioteca com recursos do PDE Escola?
R: No caso de obras civis, os recursos podem ser utilizados apenas a pequenos reparos, reformas e adequações. A escola poderá adequar um espaço, mas não poderá construir a biblioteca.
P: Posso adquirir computadores para o laboratório de informática com recursos do PDE Escola?
R: Não é recomendável, pois os laboratórios de informática são equipados pelo programa PROINFO. Entre em contato com a sua Secretaria para participar desse programa.
P: O plano foi devolvido para a escola, e, na hora de ajustá-lo, queremos incluir novos itens, mas não estamos conseguindo.
R: A escola deverá, primeiro, excluir itens a fim de gerar um saldo para inclusão de novos itens.
P: O plano foi devolvido para a escola, mas na hora de ajustar qualquer informação (valor, quantidade) de qualquer item, o sistema acusa que não há mais recursos.
R: A escola deverá, primeiro, excluir itens a fim de gerar um saldo para inclusão de novos itens.
P: A escola funciona em prédio/ alugado. Posso fazer reformas com recursos do PDE Escola?
R: Não. A escola poderá apenas realizar pequenos reparos.
P: O valor do item/ serviço aprovado no plano está com valor bem abaixo/ acima do valor de mercado.
R: A escola deve fazer uma pesquisa de mercado para ajustar o valor, submeteras mudanças ao Conselho e à Secretaria e, se aprovadas, guardar a ata de aprovação junto ao dossiê de execução
financeira.
P: O plano está concluído. Para qual endereço devemos enviá-lo?
R: O plano deve ser enviado pelo próprio PDE Interativo, de forma on-line. O MEC não recebe planos em papel.
P: O plano foi devolvido para a escola para ajustes, mas não sei o que precisa ser alterado.
R: Na primeira tela, a escola deve clicar em "Histórico" e, em seguida, clicar no triângulo amarelo ao lado dos botões de tramitação. O sistema exibirá o parecer do analista do MEC.
P: Ao excluir uma estratégia, todas as ações sumiram. O que fazer para recuperá-las?
R: Não é possível recuperá-las, pois ao excluir uma estratégia, a escola excluiu todas as ações vinculadas a ela. Se ainda quiser realizar tais ações, deverá inseria-las novamente, na mesma ou em
outra estratégia.
P: O plano foi enviado para análise do MEC com 100% de preenchimento, entretanto, quando acessamos novamente o SIMEC, aparece apenas 97%.
R: Copie a tela e envie através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br). Anexe a tela copiada.
P: O plano está concluído, mas não consigo enviar para o MEC.
R: Há três situações possíveis:
1) Quando a escola não conseguir identificar o que falta ser preenchido, deve acessar a tela "Principal Diretor" e visualizar o triângulo laranja na "árvore do plano" ;
2) Quando chegar em 97% e tiver feito tudo, a escola deve voltar ao Diagnóstico e salvar cada Síntese de cada dimensão, inclusive a Síntese do Diagnóstico.
3) Se nenhum desses recursos adiantar, envie uma cópia da tela através da página do PDE Escola (https://pdeescola.mec.gov.br).