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1 Encontro de Integração do PDDE INTERATIVO - Apresentações
P: A senha do dirigente de educação no PDDE Interativo deve ser a mesma utilizada no SIMEC?
R: Sim, deve ser a mesma senha, evitando, assim, eventuais bloqueios.
P: Como ter acesso ao sistema?
R: O dirigente municipal de educação ganhará acesso automático ao PDDE Interativo, assim que tiver seu cadastro regularizado no PAR, e então poderá gerenciar os demais perfis: Coordenador; Comitê de análise e aprovação; Equipe de apoio e Perfis de consulta. O cadastro dos diretores de escola será gerenciado pelo Comitê estadual/municipal.
P: Como ativar/gerenciar os cadastros dos Coordenadores?
R: Para ativar o cadastro de um Coordenador, o dirigente de educação deve acessar o PDDE Interativo, ir em "Principal" (canto superior esquerdo da tela), escolher a opção "Gerenciar perfis" e depois clicar em "Lista de Coordenadores". Identificar o nome do Coordenador na lista exibida e, na primeira coluna ("Ação") clicar no símbolo verde. Uma nova tela será exibida com vários campos de informações já preenchidos. Em seguida, clique em "Ativar perfil". Caso não encontre o nome na lista, o dirigente deve clicar em " Cadastro de Coordenador " (ao lado da Lista de Coordenador). Uma nova tela será exibida, com vários campos de informações para serem preenchidos.
P: Como ativar/gerenciar os cadastros dos membros do Comitê?
R: Para ativar o cadastro de um membro do Comitê, o dirigente de educação ou o coordenador deve acessar o PDDE Interativo, ir em "Principal" (canto superior esquerdo da tela), escolher a opção "Gerenciar perfis" e depois clicar em "Lista de membros do Comitê". Identificar o nome do membro do Comitê na lista exibida e, na primeira coluna ("Ação") clicar no símbolo verde. Uma nova tela será exibida com vários campos de informações já preenchidos. Em seguida, clique em "Ativar perfil". Caso não encontre o nome na lista, o dirigente deve clicar em " Cadastro de membros do Comitê" (ao lado da Lista de membros de Comitê). Uma nova tela será exibida, com vários campos de informações para serem preenchidos.
P: Como ativar/gerenciar os cadastros dos membros da Equipe de apoio?
R: Para ativar o cadastro de um membro da Equipe de apoio, o dirigente de educação, coordenador ou comitê deve acessar o PDDE Interativo, ir em "Principal" (canto superior esquerdo da tela), escolher a opção "Gerenciar perfis" e depois clicar em "Lista da Equipe de apoio". Identificar o nome do membro da Equipe de apoio na lista exibida e, na primeira coluna ("Ação") clicar no símbolo verde. Uma nova tela será exibida com vários campos de informações já preenchidos. Em seguida, clique em "Ativar perfil". Caso não encontre o nome na lista, o dirigente deve clicar em " Cadastro de membros do Comitê" (ao lado da Lista de membros de Comitê). Uma nova tela será exibida, com vários campos de informações para serem preenchidos.
P: Como ativar/gerenciar os cadastros dos membros da Consulta?
R: Para ativar o cadastro de um Coordenador, o dirigente de educação, coordenador ou comitê deve acessar o PDDE Interativo, ir em "Principal" (canto superior esquerdo da tela), escolher a opção "Gerenciar perfis" e depois clicar em "Lista de Coordenadores". Identificar o nome do Coordenador na lista exibida e, na primeira coluna ("Ação") clicar no símbolo verde. Uma nova tela será exibida com vários campos de informações já preenchidos. Em seguida, clique em "Salvar". Caso não encontre o nome na lista, o dirigente, coordenador ou comitê deve clicar em " Inserir" (Canto inferior esquerdo da Tela). Uma nova tela será exibida, com vários campos de informações para serem preenchidos.
P: Como ativar/gerenciar os cadastros dos diretores?
R: Para ativar o cadastro de um diretor, o Coordenador, Equipe de apoio ou Comitê deve acessar o PDDE Interativo, ir em "Principal" (canto superior esquerdo da tela), escolher a opção "Lista de Escolas/Diretores". Identificar o nome do diretor na lista exibida e, na primeira coluna ("Ação") clicar no símbolo . Uma nova tela será exibida com dois campos de informações, um com dados da escola e outro com dados do diretor. Em seguida, clique em "Ativar diretor". Caso haja mudança de diretor , o Coordenador, Equipe de apoio ou Comitê deve clicar no símbolo e ir no final da tela e clicar em " Novo diretor" . Uma nova tela será exibida, com vários campos de informações para serem preenchidos. O PDDE Interativo permite cadastrar um mesmo diretor para mais de uma escola.
P: Cadastrei os diretores. E agora, o que eu faço?
R: A secretaria deve acompanhar e auxiliar a(s) escola(s) no preenchimento do diagnóstico e dos planos.
P: O meu computador não possui Mozilla.
R: É necessário baixar o programa no seu computador, pois os outros sistemas operacionais não são compatíveis com o PDDE Interativo. Acesse um site de download gratuito e instale o Mozilla na sua máquina. É aconselhável manter sempre uma versão atualizada.
P: A escola não possui diretor. Como ela fará o plano?
R: A secretaria deve designar a pessoa que, na ausência do diretor, assume funções similares naquela escola. Pode ser o coordenador pedagógico, um professor ou outro profissional. Ela será formalmente responsável pelo preenchimento do plano da escola no PDDE Interativo.
P: O diretor responde por duas escolas. Como cadastrá-lo?
R: A aba PDDE Inter. 2013 permite cadastrar um mesmo diretor para mais de uma escola.
P: Os diretores receberam a senha no e-mail. E agora, o que eles devem fazer?
R: Após receber a senha por e-mail, o(a) diretor(a) deve acessar o PDDE Interativo indicando seu CPF e a senha recebida. No primeiro acesso, o sistema solicitará uma nova senha. Após cadastrar sua senha pessoal, o(a) diretor(a) irá acessar o PDDE Interativo e deve iniciar o planejamento da sua escola junto com a equipe.
P: Não consigo acessar o PDDE Interativo com a senha enviada para o meu e-mail.
R: Se o(a) diretor(a) recebeu a senha e não conseguiu acessar o sistema, deve entrar no PDDE Interativo, digitar seu CPF e clicar em "Esqueceu a senha?". O sistema enviará uma nova senha no e-mail indicado no cadastro. Se o problema persistir, deverá ser feito um contato com um membro do Comitê, pedir que ele entre no cadastro do diretor e que ative a senha padrão.
P: Esqueci minha senha.
R: Se a diretora esqueceu a senha, deverá entrar no PDDE Interativo digitar seu CPF e clicar em "Esqueceu a senha?". O sistema emitirá uma nova senha no e-mail indicado no cadastro.
P: Solicitei cadastro, mas não recebi a senha no meu e-mail.
R: Primeiro: verificar se o aviso automático não foi enviado para a Lixeira ou caixa de Spam.
Segundo: Se não estiver na Lixeira ou na caixa de Spam, entrar em contato com o Comitê e solicitar o reenvio da senha.
P: Os diretores precisam fazer o cadastro para receber a senha?
R: Há duas formas de receber a senha:
i) ou o diretor solicita cadastro na plataforma PDDE Interativo e a Secretaria ativa ou;
ii) a Secretaria faz o cadastro e ativa.
P: Ao tentar fazer o meu cadastro no PDDE Interativo o sistema acusa que o meu CPF já está cadastrado.
R: Se o usuário já solicitou cadastro, não é necessário fazê-lo novamente, basta pedir a ativação do cadastro já solicitado. Se for de membro do Comitê, o cadastro é ativado por dirigente de educação; se for diretor, solicita ativação ao Comitê.
P: Fiz o meu cadastro e apareceu o nome de outra pessoa com o meu CPF.
R: Se o CPF aparece com no nome de outra pessoa, é necessário solicitar a alteração do cadastro junto aos técnicos do MEC. Entre na página https://pdeescola.mec.gov.br, escreva a mensagem e envie para a equipe do MEC.
P: Assumi agora o cargo de diretor(a) e preciso de uma senha para o PDDE Interativo.
R: Há duas formas de conseguir acesso:
i) O(a) diretor(a) solicita cadastro via PDDE Interativo e pede que ele seja ativado pelo Comitê; ou
ii) A Secretaria cadastra e ativa o diretor.
P: Assumi agora o cargo de diretor(a) e preciso de orientações sobre como fazer o plano.
R: O diretor deverá entrar em contato com a secretaria e solicitar orientações sobre a elaboração do plano. Sugere-se também acessar a página do PDDE Escola na internet, para obter informações. (https://pdeescola.mec.gov.br).
P: Preciso desbloquear a senha do(a) diretor(a) que está com cadastro bloqueado/ pendente.
R: O Coordenador ou membro do Comitê acessa a "Lista de Escolas/Diretores", identifica o nome do diretor na lista exibida e, na primeira coluna ("Ação") clica no símbolo . Uma nova tela será exibida com dois campos de informações, um com dados da escola e outro com dados do diretor. No campo "Status Geral do Usuário", escolha a situação "Ativo". Em seguida, clique em "Salvar".
P: Gostaria de alterar o e-mail do meu cadastro.
R: Basta acessar Sistema > Atualização Cadastral, e fazem a alteração no cadastro.
P: Quando tento cadastrar os diretores, o sistema avisa que o meu perfil não tem permissão para realizar esta ação.
R: Diretores não podem ativar os cadastros de diretores. Quem cadastra e ativa os cadastros dos diretores é a Secretaria / Comitê.
Comitê não pode ativar cadastro de membros do Comitê. Somente Dirigente de Educação e Coordenador ativam cadastros dos membros do Comitê.
Se a situação não é nenhuma destas e o usuário tem acesso ao PDDE Interativo, copiar tela e enviar para o MEC através do Fale Conosco, no portal do ministério (www.mec.gov.br).
P: Eu já acesso o SIMEC; preciso pedir uma nova senha para o PDDE Interativo?
R: Sim, o PDDE Interativo tem endereço próprio, desvinculado do SIMEC. Para acessar o PDDE Interativo é preciso solicitar cadastro no endereço https://pdeinterativo.mec.gov.br. Após essa solicitação, é preciso ter o cadastro ativado pela equipe da secretaria estadual/municipal, no caso dos diretores de escola, e pelo dirigente de educação, no caso de Coordenador e membros do Comitê. Dirigente de educação recebe acesso automático quando tem seu cadastro ativado no PAR.
P: Já fui Dirigente de Educação e agora estou Diretor(a) de escola, mas ao solicitar cadastro para o PDDE Interativo só aparecem as informações relativas ao meu perfil anterior e não como Diretor(a).
R: É necessário entrar em contato com o Comitê da secretaria de educação para que seja feita a alteração no cadastro.
P: Já fui Diretor(a) de escola e agora estou Dirigente de Educação, mas ao solicitar cadastro para o PDDE Interativo só aparecem as informações relativas ao meu perfil anterior e não como Dirigente.
R: É necessário entrar em contato com o Comitê a equipe do MEC para que seja feita a alteração no cadastro.
P: Na hora de fazer o cadastro do secretário, qual o perfil que devo escolher?
R: No PDDE Interativo, o perfil do Secretário de Educação é "Dirigente - Municipal" ou "Dirigente - Estadual".
P: O PDDE Interativo exibe dois cadastros para o mesmo usuário.
R: Entre na página https://pdeescola.mec.gov.br, escreva a mensagem e envie para a equipe do MEC.
P: Quando acesso o PDDE Interativo visualizo também escolas de outro município ou somente escolas de outro município.
R: Entre na página https://pdeescola.mec.gov.br, escreva a mensagem e envie para a equipe do MEC.
P: Quando tento cadastrar um novo diretor, o sistema informa que ele já está cadastrado vinculado a outra escola.
R: Clicar em . Uma nova tela será exibida, com os campos de informações para serem preenchidos. Preencha-os e clique em Salvar.
P: Posso continuar acessando o sistema com o CPF do diretor antigo?
R: Não, pois os cadastros são pessoais. O diretor antigo aparecerá na aba de 2011/2012, como histórico.
P: Posso cadastrar um diretor de escola como membro do Comitê de Análise e Aprovação e vice-versa?
R: Não, pois o sistema não aceita dois perfis para o mesmo CPF. O diretor responde pela escola, assim como o técnico deverá responder pelo Comitê. Isto não impede que os diretores participem das reuniões do Comitê, só não podem acessar o PDDE Interativo com este perfil.