PDDE INTERATIVO 2015/2016 - Clique aqui
Lista de Escolas Priorizadas em 2014 - Clique aqui
1 Encontro de Integração do PDDE INTERATIVO - Apresentações
Diagnóstico - Dimensão 5 – Comunidade Escolar
5.1 - Estudantes
- Os estudantes são a razão de ser da escola e, por isso, é importante estimular boas práticas entre eles, a fim de melhorar o clima escolar.
- Convide-os a participar dessa e de outras etapas, faça pesquisas, mobilize a comunidade discente para construir o Plano de Desenvolvimento da Escola.
5.2 - Docentes
- As informações sobre os docentes pode ser um exercício um pouco cansativo, mas é fundamental diagnosticar as necessidades de formação inicial ou continuada.
- Os dados apresentados aqui serão utilizados no Plano de Formação que será elaborado depois do diagnóstico.
- Caso o docente não esteja mais na escola, assinale “Desvinculado da escola”, não sendo necessário assinalar os outros campos para esta pessoa.
- Pondere com a equipe docente sobre as práticas pedagógicas, pois elas são determinantes para transformar positivamente a escola.
5.3 - Demais funcionários
- A escola precisa que toda a equipe escolar trabalhe motivada e também é importante conhecer os profissionais que realizam atividades de apoio à educação.
- Cadastre todos os colaboradores e responda com atenção às perguntas.
5.4 - Pais e comunidade
- É comum a equipe escolar reclamar que os pais não participam da vida acadêmica dos filhos. Mas será que a escola facilita a presença da família e da comunidade escolar no seu dia-a-dia? Faça uma autocrítica, reflita com calma e assinale nos campos correspondentes.
- O Conselho Escolar é uma instância de participação e controle social muito importante. Informe se a escola possui um Conselho ou Colegiado e, em caso afirmativo, cadastre os nomes e contatos dos seus membros.
- Se a sua escola ainda não tem Conselho Escolar, não perca tempo. Aproveite a oportunidade, convoque pais, alunos, docentes, funcionários e outros interessados e organize o Conselho Escolar.
5.5 - Síntese da Dimensão 5
- Mais uma vez, reflita sobre os problemas críticos. Não se preocupe se algumas questões muito importantes não puderem ser escolhidas. Depois de conhecer esta ferramenta e aprender a planejar sua gestão, a escola poderá construir outros projetos e, no futuro, revisar o seu plano.
- Cada problema crítico irá para a síntese final do diagnóstico.