PDDE INTERATIVO 2015/2016 - Clique aqui
Lista de Escolas Priorizadas em 2014 - Clique aqui
1 Encontro de Integração do PDDE INTERATIVO - Apresentações
Diagnóstico - Dimensão 3 – Ensino e Aprendizagem
3.1 - Planejamento Pedagógico
- Esta é uma das dimensões mais importantes do diagnóstico e só requer respostas às perguntas, o que não significa que será mais rápida ou mais “fácil”.
- Para cada pergunta, o GT deve refletir cuidadosamente, pois não há resposta certa ou errada, apenas a realidade da escola.
- Lembre-se que o sentido do diagnóstico não é mostrar a escola ideal, e sim a escola real.
3.2 - Tempo de Aprendizagem
- Delibere sobre cada pergunta e responda calmamente a cada uma delas, pois o melhor plano tem o melhor diagnóstico. E o melhor diagnóstico é aquele que é bem pensado e construído coletivamente.
- Não esqueça de informar se a escola desenvolve ações de Educação Integral. Em caso afirmativo, qual é a ação, o número de alunos que participa e os tipos de atividades. Em caso negativo, informe o porquê.
Síntese da Dimensão 3
- Esta síntese segue a mesma lógica das demais e assim será até o final do diagnóstico.
- Observe o limite de problemas críticos (geralmente, 30% do total e problemas), escolha aqueles que estão sob a gestão direta da escola e que, se superados, podem melhorar os processos e resultados.