4.1 - Direção

• Cadastre os membros da equipe gestora e informe sobre eventuais necessidades de capacitação ou formação continuada para eles.
  • Observe que só é possível cadastrar um nome para as funções diretor(a) e um vice-diretor(a), mesmo que a escola possua mais de uma pessoa nesta função.
  • O sistema informa automaticamente o nome do(a) diretor(a), mas é necessário preencher os demais campos, clicando no símbolo “Editar” .
  • Se a escola não tiver pessoas em algumas das funções, ao clicar no símbolo  , deve selecionar o botão “Não existe” e salvar.
  • Nas demais funções, podem ser cadastrados mais nomes, se houver. Basta clicar no botão  .
  • Não esqueça de completar os dados de cada pessoa, indicando os contatos, escolaridade, tempo que exerce a função na escola etc.

4.2 - Processos

• Os processos burocráticos e administrativos tomam muito tempo da equipe gestora. Reflita sobre cada tópico e assinale a resposta que melhor reflete a realidade da sua escola.

4.3 - Finanças

• A gestão dos recursos financeiros também é uma atividade complexa e de muita responsabilidade. É importante identificar como a escola está administrando os seus recursos financeiros, de onde eles vêm e onde eles estão sendo investidos.
  • No quadro de “Fontes” insira apenas os valores que foram depositados na conta da escola e geridos diretamente pela direção ou unidade executora. É obrigatório inserir pelo menos os valores do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) repassados anualmente pelo FNDE/ MEC para todas as escolas.
  • Não inclua valores aportados indiretamente pela secretaria. Ou seja, se a própria Secretaria adquiriu algum objeto ou serviço e doou à escola, mesmo que o valor seja conhecido, não deve ser cadastrado.
  • Os valores das fontes devem coincidir com os usos, mas não se preocupe se eles não forem iguais, pois o sistema exibirá a diferença como se fosse um saldo.
  • Não esqueça de responder às perguntas!

Síntese da Dimensão 4

• Segue a mesma lógica das outras dimensões, exigindo uma reflexão cuidadosa sobre aquilo que a escola considera mais crítico.