2.1 - Matrícula

• A análise aqui consiste em identificar turmas com número excessivo de alunos. Para tanto, foi adotado como referência os parâmetros do Conselho Nacional de Educação.
  • O sistema já informa as turmas com número de alunos superior ao parâmetro do CNE, basta assinala-las.

2.2 - Distorção idade-série

• Preencha o número de alunos em distorção, por turma, e observe que o sistema calcula automaticamente a taxa.
  • Considere como distorção dois anos de atraso em relação à idade de referência.
  • Assinale na última coluna as turmas com taxa de distorção idade-série superior à média do Brasil.
  • No caso das turmas de EJA, o valor sempre será superior à média do Brasil, mas ainda assim deve-se assinalar as turmas acima da média nacional.
  • Responda às perguntas finais escolhendo a resposta que se adequa à freqüência com que a escola realiza aquela ação. Observe que o texto se modifica e transforma-se numa afirmação.
  • Este tipo de pergunta surgirá em todo o diagnóstico e sempre que a resposta assinalada for “raramente” ou “nunca”, o sistema incluirá na Síntese de cada dimensão como um possível problema.

2.3 - Aproveitamento escolar

• Momento de aprofundar a análise sobre as taxas de reprovação e abandono, identificando-as em cada turma.
  • Depois de inserir a quantidade de alunos, o sistema calcula as taxas e o GT deve assinalar todas as turmas com taxa de reprovação ou abandono superior à média do Brasil.
  • Se a escola tiver mais de 20 turmas, esta atividade será extensa, mas é muito importante para um diagnóstico preciso identificar as turmas que estão, de fato, apresentando os resultados mais críticos e que, portanto, exigem atenção especial.

2.4 - Áreas de conhecimento

• Depois de conhecer as turmas críticas é importante saber, nessas turmas, quais as disciplinas ou áreas de conhecimento que os alunos estão sentindo mais dificuldade.
  • Deve-se indicar, nas turmas exibidas pelo sistema (que são as turmas críticas identificadas na tela anterior), o número de alunos reprovados em cada área de conhecimento/ disciplina.
  • Observe que o número de alunos reprovados em uma área de conhecimento não pode ser superior ao total de alunos reprovados naquela turma.
  • Não deixe nenhum campo em branco.

Síntese da Dimensão 2

• O sistema novamente apresentará todos os problemas possíveis identificados nessa segunda dimensão.
  • No caso de problemas relacionados a: turmas com número de alunos acima do parâmetro do CNE; turmas com taxas de distorção idade-série, aprovação e reprovação acima da acima da média nacional; e áreas de conhecimento/ disciplinas críticas, o sistema possibilita que o GT visualize as turmas. Para isso, basta clicar no link respectivo.
  • Não esqueça de assinalar apenas os problemas mais críticos e que a escola considera que pode resolver.