1.1 - IDEB

• Leia as orientações e saiba o que é o IDEB.
  • Analise calmamente o IDEB da escola e compare-o com o do Brasil, do Estado e do município. Debate sobre esses resultados.
  • Responda às perguntas ao lado do gráfico. Se o sistema não exibir pelo menos dois resultados do IDEB para comparação, responda “Não” à primeira pergunta.
  • Se há evidências de que atingirá a meta do IDEB, descreva sinteticamente as evidências ou porque chegou a essa conclusão. Se não houver evidências, esta questão aparecerá como possível problema na síntese desta dimensão.
  • Em todas as telas, o GT pode apenas “Salvar” as informações já respondidas e sair do sistema, ou pode “Salvar e continuar”, sendo direcionado para a próxima tela.

1.2  - Taxas de rendimento

• Reflita sobre as taxas de aprovação, reprovação e abandono da escola. Converse com a equipe, analise bem os resultados dos últimos anos, compare-os com as taxas do Brasil, Estado e município.
  • Responda às perguntas.

1.3 - Prova Brasil

• Leia as Orientações e entenda melhor o que é a Prova Brasil.
  • Analise o resultado da sua escola na Prova Brasil e discuta e debata sobre o que influenciou os resultados de Língua Portuguesa e Matemática na sua escola.
  • Responda às perguntas ao lado do gráfico. Se o sistema não exibir pelo menos dois resultados da Prova Brasil para comparação, responda “Não” à primeira pergunta.
  • Fique atento às datas da Prova Brasil, que é aplicada a cada dois anos.

Síntese Dimensão 1

1. O sistema relaciona todos os problemas identificados nas telas anteriores.
  2. Todos os problemas são importantes, mas o GT deve debater e selecionar apenas os mais críticos, ou seja, aqueles estão sob a gestão direta da escola e que comprometem os processos de ensino e aprendizagem.
  3. O número máximo de problemas críticos é informado na coluna “Problemas críticos” e, geralmente, corresponde a 30% do total de problemas identificados.
  4. Clique em “Incluir projeto” se houver projetos já desenvolvidos pela escola que podem minimizar esses problemas.
  5. Clique em “Incluir programa” se já existir algum programa do MEC ou da sua Secretaria de Educação destinado a minimizar os problemas desta Dimensão.
  6. Ao responder que a escola “gostaria de participar” de algum programa do MEC, isto não significa que o Ministério irá automaticamente incluir a escola neste programa, mas ajudará as equipes do Ministério a identificarem quais as escolas que desejam participar e por que.