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A Jornada de Gestão Escolar destina-se a identificar e reconhecer, institucionalmente, as escolas que realizaram todo o ciclo de gestão. Para isso, é necessário que a Secretaria de Educação participe e multiplique as três oficinas com as escolas e que estas recebam os selos que atestam o seu envolvimento.

Cada oficina abordará uma etapa do ciclo de gestão (Planejar/ Executar/ Avaliar) e terá duração de dois dias. O intervalo entre cada oficina realizada pelo MEC é de três a quatro semanas, e a primeira Jornada está prevista para acontecer entre 10/10/2011 a 09/12/2011.

Em cada estado, foram definidas até duas cidades-pólo onde serão realizadas as oficinas e para onde se deslocarão técnicos de até 20 municípios do entorno. Nesta configuração, estima-se alcançar cerca de 1 mil dos 4.461 municípios que possuem pelo menos uma escola priorizada pelo PDE Escola entre 2008 e 2010. Nas duas próximas jornadas, previstas para acontecerem no primeiro semestre de 2012, o MEC espera alcançar as demais localidades e respectivas escolas.

Para ministrar as oficinas, foram contratados 13 (treze) consultores externos, que aplicarão a metodologia junto aos técnicos das secretarias e estes, por sua vez, atuarão como multiplicadores das oficinas junto às escolas. Os custos de diárias e passagens dos técnicos e a estrutura logística dos encontros serão assumidos pelas respectivas secretarias de educação.

Ao final de cada oficina, os técnicos serão incumbidos de uma atividade obrigatória, a ser executada individualmente e junto com as escolas, pela internet, e que deverá ser concluída até a oficina seguinte.

O certificado da escola será construído por ela mesma. Isto acontecerá da seguinte forma: na primeira oficina, o MEC entregará um painel com campos abertos que serão preenchidos à medida que a escola realize cada atividade, cuja efetividade será acompanhada pelo MEC pela internet. Cada campo aberto corresponde a uma oficina e será preenchido com o selo correspondente. Assim, na segunda oficina, as escolas que realizaram as atividades da primeira oficina receberão o selo correspondente. Na terceira oficina, receberão o selo da segunda oficina e, finalmente, o terceiro selo será enviado pelo MEC via Correios, assim que a escola finalizar a tarefa da terceira oficina.

O objetivo final é que, a cada atividade concluída, a escola anexe o selo correspondente ao painel, de modo que estes ajudem a dar transparência ao cumprimento das tarefas e, sobretudo, estimulem o envolvimento da comunidade escolar.